Quanto tempo leva para aprender a cantar bem?

A pergunta “quanto tempo (ou quantas lições) vai demorar até eu conseguir cantar bem?” é extremamente popular.

Eu gostaria que houvesse uma resposta única que eu pudesse lhe dar, mas infelizmente isso depende de vários fatores.

Então, ao invés de desperdiçar seu tempo e simplesmente dizer “depende”, vamos falar sobre as questões que você pode querer considerar para ter uma ideia melhor de uma resposta.

O QUE VOCÊ QUER ALCANÇAR?

Talvez você esteja convencido de que não consegue cantar em sintonia, fazendo com que seu objetivo seja cantar no tom e acertar todas as notas dentro de um determinado intervalo.

Talvez você esteja frustrado por parecer que você “gira” em uma voz totalmente diferente no meio de uma música e quer suavizar isso e criar uma voz mais consistente.

Talvez você só queira ser capaz de aprender uma música simples e cantar bem o suficiente para não se sentir mortificado diante de seus amigos no karaokê.

Seja qual for o seu objetivo final, isso determinará quanto tempo você levará para melhorar até o nível desejado.

As estimativas a seguir são baseadas em aulas de canto individuais semanais com um professor de canto fabular e prática regular:

  • Problemas de afinação e afinação podem levar alguns meses para corrigir;
  • Fortalecer seu alcance inferior será relativamente rápido;
  • Suavizar sua pausa pode levar alguns meses; e

Desenvolver sua voz para o nível profissional (incluindo tom e masterização) certamente leva anos.

Quantas vezes você está praticando?

Seja honesto.

Eu tenho alguns alunos que vieram para mim timidamente semana após semana quando admitiram que não estavam praticando entre as aulas. Eles ainda progridem, mas é claro que é mais lento do que se praticassem com mais frequência.

Você pode aprender muito através de aulas de canto semanais, cursos de canto ou vídeos do YouTube, mas você precisa usar continuamente os métodos e técnicas para que sua memória muscular seja bem sucedida.

Precisamos chutar os maus hábitos para o meio-fio e criar novos brilhantes!

É semelhante a dirigir um carro – quanto mais você dirige, mais fácil ele é e, eventualmente, você nem precisa pensar na maneira correta de fazê-lo.

Uma vez que você treine sua voz para cantar com a técnica correta, os músculos começarão a lembrar como você os ensinou a trabalhar para criar um som específico.

Sugiro que os alunos tentem praticar todos os dias, mesmo que seja um pouco. Aumente a sua voz com escalas / exercícios vocais direcionados à técnica em que você está trabalhando todos os dias (talvez 15 a 20 minutos) e pratique por mais tempo com uma ou duas músicas no mix pelo menos no segundo dia (se você não puder gerenciá-lo diariamente).

Pssst! Por favor, não pratique por mais de uma hora como iniciante, pois você pode não ter desenvolvido técnicas para proteger sua voz da fadiga ainda.

VOCÊ TEM LIÇÕES COM UM PROFESSOR?

Se assim, quantas vezes?

Cantar com um professor individualmente não é a única maneira de aprender a cantar, mas pode acelerar as coisas para que alguém ajuste sua técnica em tempo real.

Se você preferir trabalhar em sua voz, eu tenho algumas OPÇÕES DE TREINAMENTO GRATUITAS, dependendo do seu nível:

Apenas começando, siga por aqui:

  • Tem um pouco de ideia, mas gostaria de ir mais fundo no básico
  • Realmente saiba o que você está fazendo e se considere mais intermediário / avançado
  • Se você está aprendendo com um professor, a rapidez com que você progride também depende da frequência com que você está tendo aulas.

Você está sentindo um padrão aqui? Praticar suas novas habilidades com frequência é meio que o molho secreto.

Sugiro que os alunos que estão querendo progredir rapidamente tenham aulas uma vez por semana ou uma vez por quinzena.

VOCÊ ESTÁ OUVINDO?

Muitas vezes, os alunos não conseguem perceber o quanto suas vozes chegaram. Podemos estar melhorando sem nem perceber! Uma ótima ideia é registrar suas lições ou sessões práticas para que você possa comparar a maneira como você ouve a cada poucas semanas.

Eu também frequentemente peço aos meus alunos para voltarem a certas músicas que eles estavam cantando alguns meses atrás, para mostrar a eles como é mais fácil cantar agora e a diferença de tom e força de quando começaram.

É importante rastreá-lo e dar a si mesmo a glória que você merece!